quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Pocket Monsters Best Wishes!

Pocket Monsters Best Wishes!


Pokémon ganha um reboot. Novo lugar, novos ares.

Em 2010, houve a estreia de Best Wishes!, uma nova série de Pokémon, o que não seria novidade para ninguém, uma vez que a franquia Pokémon é poderosíssima no mundo inteiro e, terminando uma série, claro que outra viria em seguida. No entanto, Best Wishes! surpreende logo de cara ao propor um reboot na série. Aqui, Ash perde para treinadores iniciantes, a Equipe Rocket – por boa parte do anime – deixa de ser aquela que só tem como objetivo pegar o Pikachu, e, sobretudo, em Best Wishes! não há mistura de gerações. A proposta é renovar a fórmula, dar novos ares para a franquia e se ajustar à audiência atual.
E nisso é impecável. Ao agregar cada vez mais conceitos dos jogos (centros de batalha, berries, etc.), o anime ganha uma dinâmica maior, além de isso contribuir para uma quebra da mesmice que uma história episódica, principalmente sendo Pokémon, pode cair. Também para a renovação da fórmula, a Equipe Rocket recebe uma nova missão. A organização que é a clássica antagonista desta história começa a arquitetar um plano secreto que necessita de ferramentas diversas.

Ao mesmo tempo que isso foi bom para um reboot, as aparições de Jessie, James e Meowth ficam soltas durante os episódios, pois na maioria das vezes não há ligação com a história de Ash e companhia. Além disso, devido aos terremotos que ocorreram no Japão, dois episódios fundamentais para a história dos Rocket foram cancelados, acabando com toda a construção feita em vinte e dois episódios do anime. Após este incidente, voltam, por um curto período de tempo, a ser os personagens de antes, indo atrás de Pikachu. No entanto, isso é breve e retomam a fazer planos malignos posteriormente. Há uma quebra de ritmo e roteiro infelizmente necessária.
Não poderia falar de Best Wishes! sem elogiar a ótima quinta geração de Monstros de Bolso. Criticada por nostálgicos, é o que o seu público quer: algo diferente, inusitado. Sim, temos nessa geração um pokémon originado de um saco de lixo que entrou em contato com material nuclear. Mas também temos na primeira geração um muco com olhos e boca. Os monstros continuam na mesma linha, só adaptando ao que seu público demanda. As crianças de hoje em dia não são as mesmas do final da década de noventa.

O time de protagonistas dessa quarta série de Pokémon é o destaque do anime. Iris, com seu sonho de se tornar uma Dragon Master, adiciona um drama na quantidade certa a essa história. Além disso, quebra a mesmice de Ash, que poderia cansar depois de quase 700 episódios sendo o mesmo de sempre. Tendo dois extremos em um grupo, nada melhor do que ter um outro membro para equilibrar. É aí que entra Dento, com toda a sua singularidade; tem o importante papel de substituir Brock e faz isso muito bem. Se Brock era mulherengo e exaltado, Dento é… exótico. São personagens que funcionam perfeitamente juntos, sendo o grupo mais carismático da franquia. A química destes três protagonistas é o que faz Best Wishes! ser tão bom.
É fato que o espectador comum ignora Pokémon por ser infantil, “mais do mesmo”. Preferem manter como uma memória da infância. E realmente, não é para todos. A estrutura narrativa se repete com certa frequência, o que cansa. Mas são breves momentos que acabam por não estragar a experiência total. Os protagonistas, os antagonistas e o universo acabam por tornar o anime uma obra extremamente agradável de ser assistida.

É comercial, é infantil, às vezes se repete, mas isso não o deixa menos divertido ou com menos personalidade. Pocket Monster Best Wishes! é a melhor série de Pokémon. Best wishes para a segunda temporada ser tão boa – ou melhor – quanto a primeira!
O Bom: Dinamismo; Protagonistas; Diversão; Tentativa de ser diferente; Drama na quantidade adequada.
O Ruim: Às vezes cansativo; Equipe Rocket inconstante; Plot Roquet x Plasma censurado devido ao terremoto; Não é para todos.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Pokémon no McLanche Feliz: conheça os cards promocionais

Pokémon no McLanche Feliz: conheça os cards promocionais

 
Chegou o dia, galera! Como vocês já viram aqui no blog, a partir de hoje, dia 27, até o dia 31 de outubro, Pokémon invade o McLanche Feliz.
Além das miniaturas do Pikachu, Tepig, Snivy, Oshawott, Emolga, Dwebble, Axew e Woobat, teremos também os tradicionais cards promocionais. Confira-os em primeira mão agora:

E tem mais! Comprando um McLanche Feliz com Visa ou Visa Electron, vocês ganham um porta-copos exclusivo. São quatro modelos para escolher! :D
Bom, agora não tem mais desculpa: vamos todos correr para o McDonald’s mais próximo e garantir nossos Pokébrindes. Gotta Catch ‘Em All! ;)

A promoção é válida de 27/09/2012 a 31/10/2012, ou enquanto durarem os estoques. Os brindes também podem ser adquiridos separadamente em qualquer restaurante McDonald’s.

A semana em Pokémon #23: mais Plasma Gale, novo filme, game com teclado e +

 
Por PokéPlus*
Olha só, é sexta-feira e já estamos aqui! Que tal ficar sabendo agora das últimas novidades do mundo Pokémon? Pois então vamos nessa! :)

TCG


A expansão Plasma Gale foi lançada no Japão na última sexta, dia 14 – e um novo set já foi anunciado por lá! Os novos decks se chamarão Spiral Force e Thunder Knuckle e serão baseados nos Pokémon Deoxys e Thundurus, respectivamente.
A data de lançamento está prevista para o dia 14 de dezembro no Japão. Mais informações e imagens devem ser divulgados em breve.

Filmes



O site oficial de Pokémon anunciou a data de lançamento do novo filme da franquia nos EUA! Intitulado de Kyurem vs The Sacred Swordsman no Japão, o longa-metragem será chamado de Kyurem vs The Sword of Justice no Ocidente.
O filme irá ao ar no dia 8 de dezembro no canal Cartoon Network norte-americano e apresentará os Pokémon Black Kyurem, White Kyurem e Keldeo em suas duas formas. O filme já foi dublado pelo estúdio Centauro no Brasil, mas ainda não possui uma data de lançamento definida. A seguir, confira o trailer:

Jogos


Um novo jogo acaba de ser lançado na Europa. Trata-se do Learn with Pokémon: Typing Adventure. Neste jogo, os treinadores poderão capturar Pokémon digitando os seus nomes no teclado wireless que virá com o game.
O jogo possui mais de 60 cursos, diversas localidades e foi lançado no Japão no ano passado. Temos que teclar! :D

Anime

Nesta quinta-feira foi ao ar no Japão o episódio BW2 11 – Tumulto no Pokémon Day-Care Uproar! Rufflet & Vullaby! Logo após a sua transmissão, foi exibida mais uma prévia do próximo episódio. Confira a seguir:

O BW2 12 – Meloetta e o Templo Abissal! irá ao ar na próxima quinta-feira, dia 27 de setembro. A seguir, confira os próximos episódios a serem exibidos no Japão:
Episódio 757 – BW2 12 – Meloetta e o Templo Abissal!
Data de Exibição: 27/09/2012
Episódio 758 – BW2 13 – Avanço das Therian Formes! A Maior Crise de Unova!!
Data de Exibição: 04/10/2012
Esta semana, também foram revelados novos títulos dos episódios e a Liga Unova aproxima-se cada vez mais! Veja:
Episódio 759 – BW2 14 – O Pokémon Mais Deslumbrante do Mundo?! Cinccino vs Snivy!!
Data de Exibição: 11/10/2012
Episódio 760 – BW2 15 – A Batalha Dupla da Terra e do Ceú!
Data de Exibição: 18/10/2012
Episódio 761 – BW2 16 – Iris, Retorno à Vila do Dragão!
Data de Exibição: 25/10/2012
A revista japonesa PokéFan ainda revelou mais dois novos episódios que serão exibidos em novembro, ainda sem títulos definidos. No primeiro, Iris irá batalhar contra Drayden, enquanto que no segundo, Ash e companhia conhecerão um novo treinador na Liga, Virgil. Este possui um time de resgate com as evoluções do Eevee. Estes dois episódios irão ao ar nos dias 8 e 15 de novembro, respectivamente.
Enquanto isso, no Brasil, Pokémon Preto & Branco continua sendo exibido aos sábados, às 16h30, no Cartoon Network. Lembre-se: dia 30 de setembro, das 14h às 19h, teremos a Maratona Pokémon no canal! :D

 

McLanche Feliz traz 8 modelos de miniaturas Pokémon

Eles estão de volta! :D
A partir do dia 27 de setembro, o McLanche Feliz vai trazer como surpresa oito modelos de miniaturas Pokémon. São bonecos do Pikachu, Tepig, Snivy, Oshawott, Emolga, Dwebble, Axew e Woobat. Um card promocional também virá no pacote

Cada brinquedo terá um diferencial atrativo. O Pikachu, por exemplo, terá um interruptor em sua base que, quando pressionado, acenderá suas bochechas. :)
As miniaturas também poderão ser adquiridas separadamente, num limite de 5 bonecos por pessoa. Para mais informações, consulte o site oficial.
Ah! E para comemorar essa ação, o Cartoon Network vai exibir, no dia 30 de setembro (das 14h às 19h), uma maratona de episódios do Pokémon Preto & Branco. É claro que você não vai perder, né?
Vamos pegar todos eles! ;)

Crochêmon: temos que bordar!

5 de setembro de 2012 Novidades
Você sabe o que é um amigurumi? Este é o nome de uma técnica japonesa para criar pequenos bonecos de pelúcia feitos de crochê.
Com a grande variedade de personagens da franquia Pokémon, os monstrinhos são um dos temas prediletos de quem curte confeccionar esses bonecos. É o caso da artista DarkWater9, que vem postando em seu perfil no DeviantArt imagens de vários “Crochêmon” feitos por ela. Veja abaixo alguns dos mais legais:
Se você quiser ver somente a galeria de amigurumis da artista, clique aqui.
E para aqueles que pensam que a tarefa de fazer um amigurumi é moleza, vejam a seguir a trabalheira que dá para confeccionar uma simples pokébola!

E aí, você encara esse desafio? :)

Mundial de Pokémon 2012: análise detalhada + extras

28 de agosto de 2012 Novidades
Por Felipe Ponce*
Olá, amigos! Como vocês já viram aqui no blog, semanas atrás rolou o World Championship 2012 e, infelizmente, a delegação brasileira não teve tanta sorte desta vez.
Foram nove os representantes do Brasil que participaram do campeonato mundial. Seis deles já foram com convite para jogar, os outros três tentaram a sorte no LCQ (Last Chance Qualifier), um campeonato que acontece um dia antes do mundial para liberar uma vaga àqueles que não tiveram a chance conquistá-la ao longo da temporada. Lamentavelmente, nenhum deles conseguiu um convite para o mundial.
Dos destaques brasileiros, Gabriela Wada e Gustavo Wada chegaram às últimas rodadas com chances reais de passar para o top. Porém, na penúltima rodada, Gabriela não teve muita sorte nos seus Draws e perdeu para o americano Jack Kolbert.
Campeão mundial na categoria Junior em 2011, Gustavo chegou à última rodada com chances reais de passar. Numa partida tensa contra o deck do Accelgor de Brandom Smiley, o americano esqueceu-se de comprar um prize no começo da partida – ele alegou que tinha nocauteado um Pokémon Ex e, ao invés de comprar dois prizes, havia comprado só um, o que mudaria completamente o rumo da partida. Depois de uma árdua discussão com os três juízes do campeonato, o jogo recomeçou e Gustavo acabou errando por nervosismo, o que lhe custou sua vaga para o Top.
Outro destaque foi o pequeno Thomas Lee, que completou o seu primeiro mundial com um match record de 4-3. Parabéns, Thomas!
Pelo continente sul-americano, três argentinos participaram do mundial na categoria Master – sendo que um, Patricio Gonzales Walsh, conseguiu passar para o Top em segundo lugar, com um match record de 6-1, perdendo só uma partida contra o inglês Sammi Sekkoum, que pela segunda vez consecutiva em mundiais finaliza as rodadas com um match total de 7-0. Lamentavelmente, o nosso hermano caiu em desempenho no decorrer das mesas do Top.
A cobiçada taça dos campeões!
Vale lembrar que este foi o primeiro mundial em que o consagrado jogador Tsuguyoshi Yamato não conseguiu participar. Como o World Qualifier do Japão é muito concorrido, ele sempre tentava uma vaga pelo LCQ, e todos os anos ele conseguia. Só que desta vez, chegando na última rodada, Yamato acabou perdendo. Mas ele não deixou barato: no dia seguinte, no campeonato “Top Cut Invitational” (torneio promovido pelo site The Top Cut onde só participam os melhores jogadores do mundo), Yamato venceu e deu o playmat da premiação de presente para Gabriela Wada! :D
Vários outros jogadores mundialmente conhecidos não tiveram a chance de disputar a taça. Foi o caso de Jason Klaczzynski (20º), várias vezes campeão mundial e respeitado por todos, Ross Cawthon (37º), vice-campeão mundial do ano passado – aquele que tornou conhecido o deck The Truth, John Roberts II (48º), atual campeão nacional estadunidense com Kinklang, Pablo Meza (72º), grande campeão mexicano, conhecido mundialmente por ter inventado o deck Queendom em 2004, e David Cohen (109º), campeão mundial de 2011 com o deck Twinboar.
Ainda assim, o Top 16 teve grandes competidores, como Sami Sekkoum, Yuta Komatsuda, Jay Hornung, Michael Pramawat e Aaron Curry. O Top estava bem disputado e cheio de nomes consagrados do TCG mundial!
Mas este ano foi a vez de um português levar o caneco. Igor Costa, com seu deck Mewtwo/Darkrai/Terrakion, foi quem levou a taça para casa. Conta Gustavo Wada que, um dia antes do Top, Igor e ele treinaram juntos o deck CMT. Gustavo ganhou todas do Igor e explicou como enfrentar esse deck. No dia seguinte, o Igor enfrentou o CMT e, graças à ajuda do Gustavo, conseguiu avançar entre as mesas e se tornar o atual campeão mundial! Segundo Igor, ele escreveu no livro dos campeões mundiais “agradecimentos ao Gustavo Wada”.
Foi uma pena que a gente não tenha conseguido este ano, mas com certeza iremos treinar mais e mais para que o nível do Brasil aumente e possamos trazer mais um mundial para casa.
Nesta semana já entra em vigor o novo formato Black & White-On, por isso fiquem atentos às próximas dicas de deck aqui do site pra não ficarem perdidos nessa nova temporada que já começou.
Abraços e até Vancouver!
*Felipe Ponce é jogador de Pokémon TCG desde os 13 anos. Escreve as dicas de deck aqui do blog e já participou de diversos eventos e campeonatos relacionados, tendo conquistado diversos títulos. Neste ano, ganhou a vaga para jogar o mundial pelo ranking sul-americano, mas não disputou o campeonato.

RANKING DOS JOGADORES BRASILEIROS


Categoria Junior

Leonardo Lauri, Gustavo Wada e Otavio Gouveia testam o TCG online no evento
29º Thomas Lee
58º Vinicius Couto
60º Gabriela Wada
69º Otavio Gouveia
Categoria Sênior
23º Gustavo Wada
50º Leonardo Lauri
Categoria Master
64º Claudio Ferla
105º Cesar Lopes Pereira

O “CLÃ WADA”


Os irmãos Gustavo e Gabriela participaram do mundial pela quarta vez. Eles adoram representar o país na competição e sempre jogam com a camisa da seleção brasileira de futebol.
Guto usou o Kumis, um deck bem dificil de jogar que foca parar trainers com o Vileplume e atacar com Pokémon específicos, batendo na fraqueza ou no banco. Já Gaby jogou de VVV, que também para trainers com o Vileplume e usa o Vaniluxe para atacar e paralisar o Pokémon adversário.
Segundo o paizão Mauro Wada, Gustavo está se adaptando à categoria Sênior para tentar o bicampeonato mundial nos próximos três anos, enquanto Gabriela está tentando pegar experiência para um bom resultado ano que vem. Os dois irão viajar novamente para o próximo mundial, em Vancouver – seja pela classificação normal ou para tentar uma vaga no Last Chance.

O PEQUENO NOTÁVEL


Atual campeão nacional da categoria Junior, Vinicius Couto adorou representar o Brasil na “Olimpíada Pokémon”, como ele gosta de dizer. Vini usou o deck Irmãos Martelo e seguiu as orientações de seu técnico, Daniel Spindola.
Entre as lições aprendidas neste campeonato, Vinícius destaca várias: não subestimar o adversário, fazer sempre o seu melhor e estudar todas as possibilidades incessantemente.
“Cresci como pessoa, porque aprender a perder é doloroso. Pratiquei o meu inglês, conheci muita gente legal e vivi uma semana super especial. Mas agora eu quero jogar mais, aprender mais e batalhar muito mais! Agora é ‘Projeto Vancouver’!”, promete ele – que, pelo jeito, curtiu bastante as praias vulcânicas do Havaí.

NOVATO PÉ-QUENTE


Otávio Gouveia tem pouca experiência em torneios: começou a jogar em novembro de 2011 e seu primeiro torneio oficial foi só em fevereiro deste ano. Mesmo assim ele garantiu sua vaga no mundial, onde usou o deck Darkrai/Tornadus. Sua estratégia era usar o Sableye para usar os hammers e os outros trainners novamente contra o adversário, enfraquecendo-os para depois usar o Darkrai ou o Tornadus para atacar.
Um fato curioso: Otávio emprestou uma carta – o “N” – para o português Igor Costa (foto), e parece ter dado sorte para o gajo, que se sagrou campeão na categoria Master. Ao fim do torneio, Igor devolveu a carta com um autógrafo especial para ele.
A experiência no mundial rendeu: “Aprendi que para ser um campeão é preciso treinar muito e ter sorte na moeda, mas o que mais importa é a diversão e as novas amizades que a gente faz”, diz ele.